Sem categoria

Detecção de golpes

Detecção de golpes

Detecção de golpes por telefone ou internet !!! Segue abaixo alguns, tipos de golpes que ocorrem atualmente:

golpes virtuais – não são poucos os casos de golpes existentes, a maior parte deles ocorre dentro da internet, pessoas acreditado que estão conversando ou fechando negócio com outras pessoas de confiança, quando na verdade estão sendo vítimas de golpes virtuais.

Esse tipo de golpe tem se tornado comum; em diversas empresas distintas; muitos são os usuários estão prejudicados financeiramente, por terem sido alvos de golpes virtuais.

Há um tempo atrás, um indivíduo realizou a compra de um Notebook pela internet; através de um Site de compra e vendas de acessórios de informática.

Porém, depois de efetuado o pagamento o comprador não recebeu o produto havia comprado; mas sim uma caixa com uma telha dentro.

O mesmo também não conseguiu entrar em contado com o vendedor. Vendo que havia saído no prejuízo; o mesmo resolveu postar mensagens em blogs e salas de bate-papo; contando o que havia lhe ocorrido; até que um determinado grupo de pessoas se interessaram neste caso desse indivíduo.

E quase que automaticamente, estes usuários criaram uma rede de investigação interna, e um desses usuários, localizaram outra pessoa que estava sendo vítima do mesmo deste mesmo golpista.

Imediatamente avisaram a vítima sobre o mesmo; se fizeram passar por ela; simulando a venda de um computador.

Quando o golpista passou o endereço, para onde deveriam mandar o computador; ele acabou recebendo é uma visita da polícia.

Analisando

Se analisarmos este fato; o mesmo acaba parecendo até história de romances policiais; a diferença é que esse realmente aconteceu; e ainda acontece nos dias de hoje.

E aparte mais interessante; no meio desse caso foi que, a polícia é acionada para fazer a apreensão; do golpista; em nenhum momento da investigação a polícia foi necessária.

Agora se analisarmos; este foi um caso golpe que acabou resolvido apenas por usuários da internet; que não possuíam nenhuma noção de investigação; e nenhum detetive, envolvido no caso.

Seria interessante, ver um detetive; atuando no meio de um caso semelhante a este.

Golpe do uso de falsos documentos – onde o golpista possui cópias de documentos originais de pessoas honestas, e se utilizam desses documentos para; promovem a abertura de empresas fantasmas; realizar compras através de créditos do indivíduo; financiamento de carros; empréstimos consignados; etc. Em resumo “fazem a festa”.

Golpe da falsa batida no trânsito – neste tipo de golpe; o indivíduo dirigindo um carro; que quase sempre é objeto de roubo; aproveitando um local oportuno, encosta atrás do veículo de uma pessoa, provocando uma pequena batida, quando a pessoa desce para do carro para verificar a situação, ela acaba assaltada por esses indivíduos.

Golpe do falso prestador de serviços – onde os golpistas se disfarçam de carteiros; leitores de relógio de energia, etc. Para se adentrarem em casas; para assim, realizar assaltos ou furtos qualificados. Este é também um método muito utilizados por sequestradores.

Golpe do “limpo seu nome do spc / serasa” – neste caso os golpistas, fazem anúncios em jornais; redes sociais; etc. Oferecendo uma prestação de serviços; em que o a pessoa deve pagar uma determinada quantia para o indivíduo; afirmando que ele irá “limpar” o nome da pessoa do SPC / Serasa. Quando a pessoa paga esse valor oferecido; normalmente nunca mais se consegue entrar em contato com essa pessoa que ofereceu a prestação de serviços.

Golpe contra aposentados – nesses casos, o golpista se passam por funcionários associados; e abordam idosos, alegando que o aposentado; tem direito a receber reajustes atrasados; assim levando-os a entrarem em suas contas, e assim, se aproveitam para transferir dinheiro entre as contas correntes.

Golpe da empresa fantasma – neste, o golpista abre uma; “firma fantasma”, em algum endereço alugado, e começa a promover compra de produtos; geralmente os primeiros pagamentos são quitados normalmente; mas depois passam a aumentar os pedidos, e o ultimo geralmente é extremamente vultuoso. Mas da última vez o pagamento é feito através de cheques sem fundos.

O golpista e a “empresa fantasma” desaparecem; sem fazer o pagamento. Estas são apenas alguns de muitos golpes espalhados pela sociedade; é aconselhável ao detetive; estar ciente de todos os tipos de golpes existentes; para não acabar se perdendo no decorrer de alguma investigação; sempre levantando abonos, falhas, desvio, estelionato, e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *