Investigação digital é associada aos crimes de informática, esta área é responsável pela recuperação e análise de dados digitais. É por meio da investigação digital que ajudam a criar métricas para identificar “ crimes cibernéticos”
Artigos

Investigação digital

A investigação digital é associada aos crimes de informática, esta área é responsável pela recuperação e análise de dados digitais. É por meio da investigação digital que ajudam a criar métricas para identificar “ crimes cibernéticos”.

Os “crimes de informática ” mais comuns, são aqueles em que o computador é servido apenas para guardar informações roubadas ou ilegais. Sendo assim, são aqueles que utilizam a Internet apenas como instrumento para a realização de vazamentos de dados online; envio de dados sigilosos, aparelhos infectados por vírus, terrorismo etc.

Atualmente e na realidade

Vivemos em uma época em que a área digital disponibiliza diversos recursos para que seus usuários tenha uma boa experiência, tais como redes sociais, e-mails; blogs de entretenimento e outros, sendo assim, a todo momento convivemos com dispositivos eletrônicos que armazenam dados e estão sempre conectado à internet.

Esse tipo de serviços disponibilizadas na internet geralmente registram o endereço de IP do visitante; ou de quem envia alguma mensagem, e-mail ou qualquer outros dados. Esse endereço de IP fica registrado normalmente seis meses regulado pelo Marco Civil da internet.

Entendemos então que cada usuário tem um tipo de código de operador de cada aparelho que usa como, tabletes, smartphones, computador. Ou seja, se uma mensagem caluniosa é enviada através de uma rede social, o investigador poderá solicitar uma ordem judicial à empresa que provê o serviço, o endereço IP que o usuário usou quando enviou a mensagem. Lembrando que somente o provedor poderá informar qual cliente possuía a endereço IP em determinada data e horário.

Podemos fazer outro artigo explicando melhor quais tipos de crimes que a investigação digital é necessária.

Resumindo, a prova disso é que todos esses equipamentos tem uma capacidade grande de guardar informações, com isso, os crimes de invasão e roubo de dados tem aumentado consideravelmente. De acordo com uma empresa de Cibersegurança só em 2019 já foram registrados mais de 80 milhões de pessoas que foram vítimas de crimes digitais na internet.

Como esses crimes digitais são diversos, podemos concluir que a investigação digital necessita de atenção e cuidados especiais por parte dos profissionais.

Do procedimento da investigação digital

A investigação digital é o procedimento técnico para elucidar a materialidade e a autoria do delito. Em suma, independentemente do cenário produzir efeitos na esfera cível ou penal; o perito particular pode ser contratado para realizar o levantamento da prova material e seu valor probatório será apreciado pelas autoridades competentes, seja na fase pré-processual ou processual.

É importante saber que a legislação brasileira somente prevê a quebra do sigilo de dados com autorização judicial; somente assim poderá saber quem é o cliente contratante do serviço de internet que utilizou aquele determinado endereço de IP.

Quer ficar por dentro de tudo sobre investigação digital? Deixe seu e-mail e receba semanalmente artigos relacionados a investigação digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *