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Segurança da informação

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A segurança da informação (SI) tem relação direta com a proteção de um conjunto de informações. Isso quer dizer que ela serve para preservar o valor que essas informações possuem para uma pessoa ou uma empresa.

Quais são as propriedades básicas da segurança da informação?

  • Confidencialidade
  • Integridade
  • Disponibilidade
  • Autenticidade e legalidade.

Para que serve a segurança da informação?

A SI não serve apenas para sistemas de computadores, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. Ela se aplica a tudo que é relacionado à proteção de informações e dados, pois o conceito de Segurança da Informática ou Segurança de Computadores tem total relação com o conceito de SI. Isso quer dizer que não é apenas a segurança dos dados e informações, mas de todo o sistema em si.

Como garantir a segurança da informação?

Instalar antivírus nos computadores é uma importante medida de segurança da informação. Assim como ter controle de acesso aos sistemas empresariais. Além da parte de hardware e software, os ativos também devem ser protegidos.

O que pode afetar a segurança da informação?

Pessoas: Um funcionário sempre adquire informações que podem ser confidenciais e precisam ser preservadas.

Documentos Impressos: Na parte financeira de muitas empresas, é comum serem administrados documentos como boletos, notas fiscais, cópias de contracheque, etc. Se por qualquer motivo algum desses documentos for extraviado, há perda desta informação, que podem causar impactos, como multas e processos judiciais, por exemplo.

Quais medidas adotar para se proteger?

Uma possível medida de segurança pode ser submeter à pessoa a um termo de confidencialidade, no qual ele se compromete a não revelar tais informações a pessoas fora da empresa.

Para cuidar dos documentos, uma medida de segurança muito utilizada é a administração dos documentos mais importantes através de inventários.

Ambientes: Para Garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ambientes com informações relacionadas a altos níveis de confidencialidade, como por exemplo, salas de reunião e TI.

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