Por que investigar empregados? Pode parecer estranho, entretanto, dezenas de empresas tem solicitado este tipo de serviço, que segue de forma sigilosa como qualquer outra investigação.

É pouco provável pensar em investigar empregados, isso porque quando pensamos em investigação, imaginamos outros tipos de investigações, porém, não dentro de empresas. Então, por que investigar um funcionário?

Isso porque, dados apontam que cerca de 70% das empresas no Brasil sofrem algum tipo de fraude, além de que pelo menos 60% delas é praticada por funcionários e ex- funcionários.

O que é analisado na investigação de um funcionário?

Acontece que, quando um detetive investiga uma funcionário, este, observa todas as ações desta pessoa dentro da empresa. A principal finalidade dessa investigação nada mais é do que descobrir processos fraudulentos, assim como, espionagens solicitadas por outras empresas e outros fatores que possam estar causando prejuízos para a Companhia.

Então, durante o processo de investigação de um funcionário, vários fatores são levados em consideração, tais como;

  • A existência de processos de fraudes.
  • Se ele esta cometendo desvios de dinheiro ou de outros recursos.
  • Prejuízos em geral.
  • Chantagens
  • Espionagens.
  • Outros.

Todavia, toda organização está sujeita há pelo menos uma dessas irregularidades e a investigação de um empregado serve para expor isso aos gestores.

Como é feita a investigação dentro da empresa?

Após o gestor confirmar a necessidade de uma investigação, então, o detetive, começa sua atuação, sendo que, o primeiro passo é realizar um minucioso monitoramento interno. Entretanto, esse monitoramento deve ser feito de forma cuidadosa para não expor ninguém, até mesmo o funcionário suspeito.

Assim, eles buscam por comportamentos que ferem as políticas estabelecidas pela empresa através de:

  • Escutas telefônicas
  • Controlando o fluxo de informações, e-mails, mensagens, etc.
  • Infiltrando alguém dentro da empresa, além de estar sempre um passo a frente

É bom lembrar que tudo é feito com o máximo de cuidado, para que de forma alguma sejam expostas informações sigilosas. Além disso, durante o processo, apenas o contratante e o investigador têm acesso às informações, então, após finalizada a investigação e comprovado processos de fraudes e outros, fica ao critério da empresa a penalidade a aplicar aos envolvidos.

Quer investigar um empregado? Faça contato com Detetive Edson Frazão.

Podemos marcar uma reunião em sua empresa ou em nosso escritório, sendo assim podemos explicar melhor como investigar um empregado.